FILME
A RAPARIGA DINAMARQUESA / THE DANISH GIRL - É um filme de drama biográfico de 2015 feito nos Estados Unidos e é realizado por Tom Hooper com : Eddie Redmayne como Lili Elbe , Alicia Vikander como Gerda Wegener , Matthias Schoenaerts como Hans Axgil , Ben Whishaw como Henrik , Amber Heard como Oola , Sebastian Koch como Warnekros , Emerald Fennell como Elsa e Adrian Schiller como Rasmussen.
SINOPSE - No início de 1920 em Copenhagen, a ilustradora e artista Gerda Wegener pede ao marido, Einar Wegener, para substituir um modelo feminino. A popularidade dos retratos leva Gerda a pintar o marido em mais imagens como uma mulher. Einar desenvolve então uma atração por aparência física do sexo feminino e começa a viver como uma mulher chamada Lili Elbe. Em última análise Elbe torna-se o primeiro destinatário sempre de masculino para feminino com uma cirurgia de redesignação sexual, e Gerda apoia a sua decisão, apesar de o seu casamento tornar-se tenso e complicado quando Gerda chega à conclusão de que Lili não é mais a pessoa com que se casou. Um amigo de infância de Lili, Hans Axgil mostra-se e forma um complexo triângulo amoroso com o casal.
OPINIÃO : Baseado numa história verídica. O filme apesar de falar do 1º homem a se transformar em mulher fala deste tema - transexualidade, muito ao de leve e basea-se mais no drama das personagens. Nota-se muito cuidado com os aspetos técnicos e com o tema, o filme é excelente no entanto não é grandioso como se pensava, embora os dois protagonistas o merecessem pelas duas fabulosas interpretações. Filme muito delicado , pessoal, emocional e que suscita muita compaixão e humanismo. A coragem de Einar, a teimosia, perserverança em mudar de sexo e sentir-se completo e arriscar a própria vida para se sentir bem consigo mesmo/a é soberba. O filme é muito psicológico e sentimental e a relação entre Einar e Gerda é tão ou mesmo mais importante que a transformação em mulher de Einar, a paixão que ela tem a ele, mesmo depois de tudo o que acontece é impressionante. O filme peca por ser pouco aprofundado e tratar do tema da mudança de sexo muito superficialmente, indo apenas ao fundo da questão sobre a relação e os dramas de ambos o que não deixa o filme ser grandioso como ambos os protagonistas mereciam e a parte final podia ser retratada de outra maneira.
Dos filmes que eu já vi que possivelmente estarão nos óscares e o que ainda me falta ver, poderei já dizer o seguinte : temo que a atriz sueca Alicia Vikander seja prejudicada e não seja nomeada para atriz principal , mas sim secundária por não ser a protagonista do filme porque apesar de ter a certeza que vai estar nomeada (era o que faltava, senão estivesse) ela merecia como atriz principal e para mim o óscar seria para ela, em relação a Eddie Redmayne acho que nem era preciso dizer, para mim o óscar está entregue, no entanto conhecendo um pouco de como os óscares funcionam, ele ganhou o ano passado, por isso, não sei...
NOTA : 4 a 4 +

Sem comentários:
Enviar um comentário